quarta-feira, 21 de abril de 2010

Wild Horses.

Hoje o "Wild Horses" completa um ano.
Uma pequena explicação: esse blog nasceu do início de uma crise de alma, que, como toda crise de alma,já disse a minha amiga Érica, é fundamentalmente uma crise religiosa. Dia 21 de abril de 2009, iniciei esse blog com um poema sobre Deus, de Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa.

Alberto Caeiro era o poeta das coisas simples, filósofo da vida comum. Do numinoso nas coisas mais simples e por isso mesmo, mais belas da natureza.

Alpha Eridani é uma estrela. Estrela de coloração azul, é a mais brilhante da constelação Eridanus. Uma referência ao Faetonte e o rio Erídano do mito que já postei aqui. O outro nome da estrela, Achernar, deriva da frase em árabe "Al Ahir al Nahr", que siginifa "O fim do rio". Claro, também é uma referência a Saint Exupery. Como o pequeno príncipe, eu quis morar em uma estrela.

Anteriormente, esse blog se chamava Moon River. Essa é uma música, cantada pela Audrey Hepburn, em Bonequinha de luxo. Ela diz "Moon river, wider than a mile, I'm crossing you in style someday...". Passado algum tempo, mudei para "Wild Horses", conhecida música dos Rolling Stones, já ela diz "Wild, wild horses, couldn't drag me away...". Entre outras coisas. Ah, e só agora me lembro: o primeiro título de todos foi "La solitudine". Estar só.

Não juntei essas referências de maneira intencional. Agora que penso nelas e no blog, procuro a linha que as mantém unidas num só sentido.
Sei que esse tempo tem sido um tempo de descobertas para mim. Esse blog é uma tentativa. Mais do que um refúgio, esse blog me serve de bússola e de mapa. Sim, desesperadamente eu quero voltar pra minha estrela. Destino: o fim do rio.

Essa pequena reflexão, encerro com um pedido à minha estrela:
Que sendo pessoa, eu continue tentando. Que no fim do rio, eu tenha paz. Que meus cavalos selvagens não me afastem do meu destino. Que a força que me mantém de pé continue a me guiar. Que no caminho eu saiba aproveitar e viver o que é vida.

5 comentários:

  1. Embora todo mundo olhe, poste algum comentário,leia o que a gente escreve, meu blog também é meio que um meio de desaguar o que eu guardo, tentar expressar o que eu não consigo organizar nos meus pensamentos. Depois é legal voltar ao início do que a gente escreveu e passear por tudo o que a gente vai sentindo ao longo do tempo. O bom é ver como tudo muda e que feliz ou infelizmente algumas coisas permanecem =)
    Vida longa aos blogs =D

    ResponderExcluir
  2. Поздравляем вас блог! Вы всегда должны продолжать с этим много больших постов!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Somente hoje vi sua postagem. Estava meio afastada de tudo.
    Meus parabéns vão atrasado, mas o desejo de que você chegue é sempre reiterado. Que a vida lhe seja plena e que sua força lhe guie. De minha parte, sou muito grata por nos havermos encontrado e nos reconhecido como buscadoras do caminho.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir